Produtora de conteúdos originais para Cinema, Web, TV e outras plataformas.
Enio Staub
André Pupo
Gabriel Chaim
No final da década de 70, começo dos anos 80 o jornalista Enio Staub, então repórter do Globo no Rio Grande do Sul resolve registrar em documentário a história da Operação Condor, vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Militares uruguaios, com a colaboração de militares brasileiros, em Porto Alegre, sequestraram de forma clandestina dois ativistas uruguaios, Lilián Celiberti e Universindo Díaz, e duas crianças em solo brasileiro. Uma ligação anônima alerta dois jornalistas, Luiz Cláudio Cunha e J.B. Scalco, que descobrem a operação. Ao cobrirem o caso, as reportagens geram indignação da opinião pública mundial e obrigam a ditadura uruguaia a manter vivos o casal sequestrado.
Os anos seguintes foram dedicados a mais projetos cinematográficos. Em 1985, Enio Staub dirige Contestado, A Guerra Desconhecida, que relembra o conflito ocorrido entre 1912 e 1916 no Paraná e em Santa Catarina. A estrada de ferro São Paulo-Rio Grande foi construída na região pela empresa norte-americana Union Farqhuar, com o apoio dos coronéis e do governo brasileiro. O empreendimento exigiu a contratação de milhares de trabalhadores e a desapropriação de terras. Concluída a obra, o grande grupo de operários desempregados e camponeses desalojados originou o levante popular que atuaria na Guerra do Contestado. Uma das maiores revoltas nacionais, considerada um novo Canudos e, como a campanha baiana, também tinha um incentivador místico – seu líder messiânico era o monge José Maria.
Melhor Documentário no Prêmio Goya 2016
Já no Século XXI, após longo contato com o Padrinho Sebastião na Floresta Amazônica e uma vida comunitária em Florianópolis, Enio retorna ao universo do cinema produzindo no Brasil e no México o documentário Hijos de la Tierra, um testemunho de pessoas ligadas à natureza que abrem o coração para transmitir à humanidade a sabedoria que a Mãe Terra guarda. Nosso planeta é fonte de vida e, portanto, precisa ser preservado. Hoje, mais do que nunca, devemos sentir o grito da Terra, ao qual, entre todo o barulho e pressa, quase nunca ouvimos: “Somos seus filhos, não seus donos. A Terra é uma farmácia viva que devemos preservar”.
Enio Staub
Filmografia André Pupo
Criatividade (2009)
Direção / Média metragem Documental de 50 Minutos
Abril TV
Tão visada quanto valorizada, a criatividade é algo que faz a diferença em qualquer processo produtivo humano. Quais são os fatores que a motivam? Como alcançá-la? Como estimulá-la? Aproveitando os preparativos do Prêmio Abril de Publicidade 2009, o Canal Ideal ouviu o depoimento de grandes nomes da comunicação e das artes no Brasil, em um projeto que deu origem a este documentário sobre criatividade.
Kaiak (2010-2014)
Direção / 6 Temporadas – Série Documental de 12 episódios por Temporada
Canal OFF
O recordista de caiaque extremo Pedro Oliva e os californianos Bem Stockesberry e Chris Korbulic rodam o mundo explorando cachoeiras e corredeiras, vivendo aventuras com personagens reais e desafios inimagináveis.
Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra (2012)
Direção / Media metragem Documental de 26 Minutos
Edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – Petrobrás – Canal ESPN e Ministério da Cultura
Única mulher da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, em 1968, Aída dos Santos conquistou a quarta posição na prova de salto em altura, mesmo sem treinador, patrocinador, tênis ou uniforme próprio. Esse projeto resgata a memória dessa saltadora e sua epopeia olímpica.
Memórias do Haiti (2012)
Direção e Montagem de Conteúdo
Sala de Notícia – Canal Futura 14 minutos
No início de 2010, um terremoto de consequências catastróficas atingiu o Haiti e deixou um milhão e trezentas mil pessoas sem casa. No dia seguinte, em São Paulo, o cirurgião geral Dr. Milton Steinman recebeu um telefonema do Hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil. Milton foi convocado para ir ao Haiti levar ajuda humanitária. O desafio foi aceito na hora, e, logo depois, ele embarcou para a República Dominicana, único acesso ao país devastado pelo terremoto. Este documentário revela o sentimento de quem entrou em contato com uma das maiores catástrofes da História e tentou, de alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas que estavam no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.
Linha de Frente (2013)
Direção / Média metragem Documental de 30 Minutos
Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
O documentário conta a trajetória política de Octaciano Anselmo. Um homem simples, uma liderança de base com convicções fortes, em que a vida dedicada à justiça social nos ajuda a desvendar aspectos importantes da história recente das lutas populares no Brasil. Através do depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o começo na pastoral operária, passando por sua prisão e tortura no DOPS em 1973, as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, através da Oposição Metalúrgica de SP e fundação do Partido dos Trabalhadores. Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá ele chega para conhecer seu bisneto recém nascido. Um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.
Zona de Conflito (2016)
Direção de conteúdo / 1a Temporada – Série Documental em 8 episódios
History Channel
Através de histórias das pessoas que vivem em regiões de batalha, o fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim mostra a experiência de estar no centro de conflitos armados. Viajando a zonas em guerra, ele documenta seus refugiados e combatentes.
Santo de Casa (2020)
Direção / Curta metragem Documental de 22 Minutos
Arica Cinematográfica
Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora no 16º Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões
A história dos familiares de Raimundo Irineu Serra, no interior do Maranhão, mostra a realidade simplória dos descendentes desse homem que ficou conhecido como um grande curador, criando uma doutrina em torno de uma bebida hoje conhecida no mundo inteiro como Daime.
André Pupo
Fotógrafo independente, Gabriel Chaim é especializado em tirar fotos em áreas de conflitos. Venceu prêmios importantes no mundo da fotografia, como o New York Festivals, que ganhou duas vezes e o Emmy que conquistou com o documentário Aliados, com produção da GloboNews.
Atualmente, Chaim está em Kiev na Ucrânia, registrando a invasão Russa. Continua mandando seus materiais para o mundo inteiro e aqui no Brasil suas imagens estão presentes no telejornalismo da Globo e nas mídias de noticiário.
Com a Arica Cinematográfica, Gabriel Chaim representa o jornalismo Projeto SOLOS, plataforma factual, com colaboradores que apresentam Narrativas Independentes, dando profundidade em assuntos nacionais e globais relevantes à sociedade e em desenvolvimentos de projetos documentais. Também faz trabalhos frequentes para a CNN, Spiegel TV e Globo.
Desde 2011, focou seu trabalho em cobrir a guerra na Síria, percorrendo o país e registrando os conflitos com sua câmera. No ano de 2015 ele fotografou para a CNN a cidade de Kobani, que estava inteiramente destruída, recorrendo aos drones para expor da melhor forma as ruínas. Voltou a usar drones novamente em 2017, quando mandou fotos para a CNN, da cidade de Mosul, que estava igualmente destruída. O fotógrafo costuma acompanhar exércitos em missões para registrar momentos importantes. Já esteve em Gaza, no Irã e nos campos de refugiados na Turquia e Jordânia.
Para além da questão dos refugiados, Gabriel Chaim encontrou na Síria o típico luar que simboliza o horror da guerra. Fez a cobertura das lutas contra o ditador Bashar Al- Assad, na libertação de algumas cidades da Região do Curdistão e também em Aleppo.
Em uma entrevista para a CNN, Chaim disse que acha importante que as pessoas conheçam a história da Síria: “Eu não desejo que ninguém veja o que eu vi, mas, por outro lado, as pessoas devem saber sobre a vida real, o mundo real. As pessoas devem parar de pensar em si mesmas e olhar através da vida apenas através de sua própria experiência. O mundo não é tão bonito quanto queremos acreditar.”
Gabriel Chaim
11 9 9320 0623 (Ivo Felipe)
Servidão Nelson Leopoldo dos Santos, 500
Vargem Grande - Florianópolis-SC
Arica significa ‘Portas Abertas’ em quechua, língua indígena praticada em diversos países da América do Sul. Arica Cinematográfica é uma produtora audiovisual do Brasil fundada por Enio Staub.
Nossas produções já andaram pela floresta amazônica, pantanal, pampas, cerrado, mata atlântica, cordilheira dos andes, deserto do México, África do Sul, Ethiópia, Nova York, Havaí, Itália, Espanha, Síria, Iraque, Afeganistão, Japão, etc.
Já gravamos com indígenas das etnias Boe Bororo, Tukanos, Huni-Kuîs, Yanomamis, Guaranis-Mbya, Krenaks, Kuikuros, Yawanawa, africanos das etnias Xhosa, Nozani e Tlamini e mexicanos da etnia Huichol.
Produzimos conteúdo transformador para cinema, web e tv. Documentamos histórias sobre a nossa geração. Personagens e lugares que revelam a ancestralidade dos povos originários, a vida em natureza, os rituais sagrados, o uso das plantas de poder, a capacidade dos desenvolvimento comunitário, as histórias de vidas e instituições que querem a melhora do nosso planeta e da humanidade.
Jornalista, atua como roteirista e coordenador de conteúdo na produtora. Trabalhou com telejornalismo diário em emissoras como SBT, TV Bandeirantes, REDE TV! e Rede Record. Foi redator e roteirista de programas de entretenimento e passou por veículos de rádio e jornal, se especializando em cobertura de esportes e cultura. Tem experiência em assessoria de imprensa para shows e espetáculos e foi fundador de uma agência digital. Desenvolveu roteiros e produções publicitárias, sendo indicado para um ‘Short List’ em Cannes.
Formado em Comunicação Social, Iberê atua, desde sua formação, como Diretor de Fotografia nos projetos audiovisuais jornalísticos e de documentário da Arica Cinematográfica. Também foi aluno do curso de Linguagem, Técnica e Produção de Documentário na AIC – Academia Internacional de Cinema, em São Paulo.
Nos últimos anos, tem se especializado em produção de conteúdos dentro da Floresta Amazônica. Foi um dos idealizadores pelo desenvolvimento das oficinas audiovisuais do Canal Jagube para os jovens da comunidade da Vila Céu do Mapiá/AM.
Durante 5 anos, Iberê foi Fotógrafo da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e da Paraty Eco Festival.
Produtora executiva de conteúdo da Arica Cinematográfica. Maria Isabel é advogada formada pela PUC/SP e especialista em propriedade intelectual, entretenimento e mídia. Atua no mercado de entretenimento e cultura desde 2012, principalmente com as indústrias audiovisual e fonográfica. Passou pelo escritório Cesnik, Quintino e Salinas, especializado no mercado de entretenimento e atuou, também, em produtoras audiovisuais no desenvolvimento e produção executiva. Foi responsável pelo desenvolvimento, assessoria jurídica e produção executiva de mais de 100 projetos, entre eles curtas, longas de ficção e documentários e séries para plataformas e canais como Netflix, Amazon Prime, Youtube Originals, HBO, GloboPlay TV Cultura, entre outros.
Tobias é diretor de fotografia, fotógrafo e editor, graduado no curso superior tecnológico de fotografia (UNIVALI, 2016) e graduando em Ciências Sociais (UFSC) com ênfase em antropologia. Fez especialização em direção de fotografia na escola Bucareste (SP) em 2017 e desde então desenvolve seu trabalho, principalmente, no gênero documentário. Em 2014 ingressou na Arica Cinematográfica, onde atualmente ocupa o cargo de diretor de fotografia.
Entre 2015 e 2016 atuou como professor e fotógrafo no projeto “Boe Eno Moto”, um projeto cultural-educativo em parceria com os indígenas da etnia Bororo, que através da metodologia da comunicação aplicada ao ensino da técnica audiovisual, possibilitou que os jovens e professores de três aldeias registram de maneira autônoma os conhecimentos culturais dos seus anciões ainda vivos. Ao todo foram realizados 17 curtas metragens, os cursos contaram com em torno de sessenta alunos.
Já na Arica, assina a direção de fotografia dos seguintes filmes em produção: “Meu Coração é Minha Terra” (Brasil – Alemanha), sobre o encontro de um jovem indígena kaxinawa com a cultura européia; “Espelho Mágico” (Brasil – Espanha) sobre a trajetória e obra do primeiro cineasta indígena brasileiro, Siã Huni Kuin. Neste projeto,
também assina a ideia original; “Doéthiro” (Brasil), sobre uma das mais expressivas lideranças indígenas desde o fim da ditadura militar, Álvaro Tukano; no longa “Sou Luz, Dou Luz”, executou a segunda câmera. Contribui com o Canal Jagube e Projeto Solos, como fotógrafo e editor aprendiz.
Fundador e diretor de criação da Praxis Narrativa no desenvolvimento de projetos para TV e cinema.
Eduardo tem 40 anos de experiência na indústria audiovisual. Iniciou sua carreira no início dos anos 1980 como montador na TV Globo, e, nos anos 1980, passou a assinar como roteirista. Eduardo ainda passou por cargos executivos e estratégicos em canais e produtoras como Videofilmes, TV Manchete, Elipse Televisão, Rede Brasil, responsável pela escrita final de importantes títulos da TV brasileira. Na TV Manchete foi executivo na direção de Teledramaturgia, liderado por José Wilker. Na Videofilmes dos irmãos Walter Sales e João Moreira Sales, dirigiu a Pós-Produção e desenvolveu projetos especiais com João Moreira Sales.
Tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos audiovisuais para TV e Cinema, incluindo séries, longas de ficção e documentários. Foi um dos fundadores da Roteiraria Escola e Conteúdos em parceria com as maiores produtoras do mercado. A empresa, criada em 2007 no Rio de Janeiro, trouxe um novo padrão de qualidade na formação de roteiristas no Brasil. Nestes anos, passaram pela Roteiraria grandes nomes do audiovisual e mais de 800 alunos nas turmas de formação de Roteiristas.
Na Roteiraria, Eduardo Ribeiro liderou mais de dez grupos de desenvolvimento de projetos de séries e longas-metragens, com metodologia própria e processos criativos com padrão de excelência, além de fazer a conexão entre produtoras e os players do mercado, incluindo canais e plataformas.
Como roteirista seu premio mais importante foi o Leão de Prata em Cannes, 2019, com a série de ficção “Coma” para a Getty Images em parceria com a ALMAP-BBDO.
Sua atual parceria com a Arica Cinematográfica reúne dois elementos com os quais sempre sonhou: escrever projetos relevantes e desenvolver, com sua equipe, documentários e séries de ficção simultaneamente.
No final da década de 70, começo dos anos 80 o jornalista Enio Staub, então repórter do Globo no Rio Grande do Sul resolve registrar em documentário a história da Operação Condor, vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Militares uruguaios, com a colaboração de militares brasileiros, em Porto Alegre, sequestraram de forma clandestina dois ativistas uruguaios, Lilián Celiberti e Universindo Díaz, e duas crianças em solo brasileiro. Uma ligação anônima alerta dois jornalistas, Luiz Cláudio Cunha e J.B. Scalco, que descobrem a operação. Ao cobrirem o caso, as reportagens geram indignação da opinião pública mundial e obrigam a ditadura uruguaia a manter vivos o casal sequestrado.
Os anos seguintes foram dedicados a mais projetos cinematográficos. Em 1985, Enio Staub dirige Contestado, A Guerra Desconhecida, que relembra o conflito ocorrido entre 1912 e 1916 no Paraná e em Santa Catarina. A estrada de ferro São Paulo-Rio Grande foi construída na região pela empresa norte-americana Union Farqhuar, com o apoio dos coronéis e do governo brasileiro. O empreendimento exigiu a contratação de milhares de trabalhadores e a desapropriação de terras. Concluída a obra, o grande grupo de operários desempregados e camponeses desalojados originou o levante popular que atuaria na Guerra do Contestado. Uma das maiores revoltas nacionais, considerada um novo Canudos e, como a campanha baiana, também tinha um incentivador místico – seu líder messiânico era o monge José Maria.
Melhor Documentário no Prêmio Goya 2016
Já no Século XXI, após longo contato com o Padrinho Sebastião na Floresta Amazônica e uma vida comunitária em Florianópolis, Enio retorna ao universo do cinema produzindo no Brasil e no México o documentário Hijos de la Tierra, um testemunho de pessoas ligadas à natureza que abrem o coração para transmitir à humanidade a sabedoria que a Mãe Terra guarda. Nosso planeta é fonte de vida e, portanto, precisa ser preservado. Hoje, mais do que nunca, devemos sentir o grito da Terra, ao qual, entre todo o barulho e pressa, quase nunca ouvimos: “Somos seus filhos, não seus donos. A Terra é uma farmácia viva que devemos preservar”.
Filmografia André Pupo
Criatividade (2009)
Direção / Média metragem Documental de 50 Minutos
Abril TV
Tão visada quanto valorizada, a criatividade é algo que faz a diferença em qualquer processo produtivo humano. Quais são os fatores que a motivam? Como alcançá-la? Como estimulá-la? Aproveitando os preparativos do Prêmio Abril de Publicidade 2009, o Canal Ideal ouviu o depoimento de grandes nomes da comunicação e das artes no Brasil, em um projeto que deu origem a este documentário sobre criatividade.
Kaiak (2010-2014)
Direção / 6 Temporadas – Série Documental de 12 episódios por Temporada
Canal OFF
O recordista de caiaque extremo Pedro Oliva e os californianos Bem Stockesberry e Chris Korbulic rodam o mundo explorando cachoeiras e corredeiras, vivendo aventuras com personagens reais e desafios inimagináveis.
Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra (2012)
Direção / Media metragem Documental de 26 Minutos
Edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – Petrobrás – Canal ESPN e Ministério da Cultura
Única mulher da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, em 1968, Aída dos Santos conquistou a quarta posição na prova de salto em altura, mesmo sem treinador, patrocinador, tênis ou uniforme próprio. Esse projeto resgata a memória dessa saltadora e sua epopeia olímpica.
Memórias do Haiti (2012)
Direção e Montagem de Conteúdo
Sala de Notícia – Canal Futura 14 minutos
No início de 2010, um terremoto de consequências catastróficas atingiu o Haiti e deixou um milhão e trezentas mil pessoas sem casa. No dia seguinte, em São Paulo, o cirurgião geral Dr. Milton Steinman recebeu um telefonema do Hospital Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil. Milton foi convocado para ir ao Haiti levar ajuda humanitária. O desafio foi aceito na hora, e, logo depois, ele embarcou para a República Dominicana, único acesso ao país devastado pelo terremoto. Este documentário revela o sentimento de quem entrou em contato com uma das maiores catástrofes da História e tentou, de alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas que estavam no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.
Linha de Frente (2013)
Direção / Média metragem Documental de 30 Minutos
Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
O documentário conta a trajetória política de Octaciano Anselmo. Um homem simples, uma liderança de base com convicções fortes, em que a vida dedicada à justiça social nos ajuda a desvendar aspectos importantes da história recente das lutas populares no Brasil. Através do depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o começo na pastoral operária, passando por sua prisão e tortura no DOPS em 1973, as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, através da Oposição Metalúrgica de SP e fundação do Partido dos Trabalhadores. Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá ele chega para conhecer seu bisneto recém nascido. Um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.
Zona de Conflito (2016)
Direção de conteúdo / 1a Temporada – Série Documental em 8 episódios
History Channel
Através de histórias das pessoas que vivem em regiões de batalha, o fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim mostra a experiência de estar no centro de conflitos armados. Viajando a zonas em guerra, ele documenta seus refugiados e combatentes.
Santo de Casa (2020)
Direção / Curta metragem Documental de 22 Minutos
Arica Cinematográfica
Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora no 16º Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões
A história dos familiares de Raimundo Irineu Serra, no interior do Maranhão, mostra a realidade simplória dos descendentes desse homem que ficou conhecido como um grande curador, criando uma doutrina em torno de uma bebida hoje conhecida no mundo inteiro como Daime.
Jornalista, atua como roteirista e coordenador de conteúdo na produtora. Trabalhou com telejornalismo diário em emissoras como SBT, TV Bandeirantes, REDE TV! e Rede Record. Foi redator e roteirista de programas de entretenimento e passou por veículos de rádio e jornal, se especializando em cobertura de esportes e cultura. Tem experiência em assessoria de imprensa para shows e espetáculos e foi fundador de uma agência digital. Desenvolveu roteiros e produções publicitárias, sendo indicado para um ‘Short List’ em Cannes.
Fotógrafo independente, Gabriel Chaim é especializado em tirar fotos em áreas de conflitos. Venceu prêmios importantes no mundo da fotografia, como o New York Festivals, que ganhou duas vezes e o Emmy que conquistou com o documentário Aliados, com produção da GloboNews.
Atualmente, Chaim está em Kiev na Ucrânia, registrando a invasão Russa. Continua mandando seus materiais para o mundo inteiro e aqui no Brasil suas imagens estão presentes no telejornalismo da Globo e nas mídias de noticiário.
Com a Arica Cinematográfica, Gabriel Chaim representa o jornalismo Projeto SOLOS, plataforma factual, com colaboradores que apresentam Narrativas Independentes, dando profundidade em assuntos nacionais e globais relevantes à sociedade e em desenvolvimentos de projetos documentais. Também faz trabalhos frequentes para a CNN, Spiegel TV e Globo.
Desde 2011, focou seu trabalho em cobrir a guerra na Síria, percorrendo o país e registrando os conflitos com sua câmera. No ano de 2015 ele fotografou para a CNN a cidade de Kobani, que estava inteiramente destruída, recorrendo aos drones para expor da melhor forma as ruínas. Voltou a usar drones novamente em 2017, quando mandou fotos para a CNN, da cidade de Mosul, que estava igualmente destruída. O fotógrafo costuma acompanhar exércitos em missões para registrar momentos importantes. Já esteve em Gaza, no Irã e nos campos de refugiados na Turquia e Jordânia.
Para além da questão dos refugiados, Gabriel Chaim encontrou na Síria o típico luar que simboliza o horror da guerra. Fez a cobertura das lutas contra o ditador Bashar Al- Assad, na libertação de algumas cidades da Região do Curdistão e também em Aleppo.
Em uma entrevista para a CNN, Chaim disse que acha importante que as pessoas conheçam a história da Síria: “Eu não desejo que ninguém veja o que eu vi, mas, por outro lado, as pessoas devem saber sobre a vida real, o mundo real. As pessoas devem parar de pensar em si mesmas e olhar através da vida apenas através de sua própria experiência. O mundo não é tão bonito quanto queremos acreditar.”
Formado em Comunicação Social, Iberê atua, desde sua formação, como Diretor de Fotografia nos projetos audiovisuais jornalísticos e de documentário da Arica Cinematográfica. Também foi aluno do curso de Linguagem, Técnica e Produção de Documentário na AIC – Academia Internacional de Cinema, em São Paulo.
Nos últimos anos, tem se especializado em produção de conteúdos dentro da Floresta Amazônica. Foi um dos idealizadores pelo desenvolvimento das oficinas audiovisuais do Canal Jagube para os jovens da comunidade da Vila Céu do Mapiá/AM.
Durante 5 anos, Iberê foi Fotógrafo da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e da Paraty Eco Festival.
Produtora executiva de conteúdo da Arica Cinematográfica. Maria Isabel é advogada formada pela PUC/SP e especialista em propriedade intelectual, entretenimento e mídia. Atua no mercado de entretenimento e cultura desde 2012, principalmente com as indústrias audiovisual e fonográfica. Passou pelo escritório Cesnik, Quintino e Salinas, especializado no mercado de entretenimento e atuou, também, em produtoras audiovisuais no desenvolvimento e produção executiva. Foi responsável pelo desenvolvimento, assessoria jurídica e produção executiva de mais de 100 projetos, entre eles curtas, longas de ficção e documentários e séries para plataformas e canais como Netflix, Amazon Prime, Youtube Originals, HBO, GloboPlay TV Cultura, entre outros.
Tobias é diretor de fotografia, fotógrafo e editor, graduado no curso superior tecnológico de fotografia (UNIVALI, 2016) e graduando em Ciências Sociais (UFSC) com ênfase em antropologia. Fez especialização em direção de fotografia na escola Bucareste (SP) em 2017 e desde então desenvolve seu trabalho, principalmente, no gênero documentário. Em 2014 ingressou na Arica Cinematográfica, onde atualmente ocupa o cargo de diretor de fotografia.
Entre 2015 e 2016 atuou como professor e fotógrafo no projeto “Boe Eno Moto”, um projeto cultural-educativo em parceria com os indígenas da etnia Bororo, que através da metodologia da comunicação aplicada ao ensino da técnica audiovisual, possibilitou que os jovens e professores de três aldeias registram de maneira autônoma os conhecimentos culturais dos seus anciões ainda vivos. Ao todo foram realizados 17 curtas metragens, os cursos contaram com em torno de sessenta alunos.
Já na Arica, assina a direção de fotografia dos seguintes filmes em produção: “Meu Coração é Minha Terra” (Brasil – Alemanha), sobre o encontro de um jovem indígena kaxinawa com a cultura européia; “Espelho Mágico” (Brasil – Espanha) sobre a trajetória e obra do primeiro cineasta indígena brasileiro, Siã Huni Kuin. Neste projeto,
também assina a ideia original; “Doéthiro” (Brasil), sobre uma das mais expressivas lideranças indígenas desde o fim da ditadura militar, Álvaro Tukano; no longa “Sou Luz, Dou Luz”, executou a segunda câmera. Contribui com o Canal Jagube e Projeto Solos, como fotógrafo e editor aprendiz.
Fundador e diretor de criação da Praxis Narrativa no desenvolvimento de projetos para TV e cinema.
Eduardo tem 40 anos de experiência na indústria audiovisual. Iniciou sua carreira no início dos anos 1980 como montador na TV Globo, e, nos anos 1980, passou a assinar como roteirista. Eduardo ainda passou por cargos executivos e estratégicos em canais e produtoras como Videofilmes, TV Manchete, Elipse Televisão, Rede Brasil, responsável pela escrita final de importantes títulos da TV brasileira. Na TV Manchete foi executivo na direção de Teledramaturgia, liderado por José Wilker. Na Videofilmes dos irmãos Walter Sales e João Moreira Sales, dirigiu a Pós-Produção e desenvolveu projetos especiais com João Moreira Sales.
Tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos audiovisuais para TV e Cinema, incluindo séries, longas de ficção e documentários. Foi um dos fundadores da Roteiraria Escola e Conteúdos em parceria com as maiores produtoras do mercado. A empresa, criada em 2007 no Rio de Janeiro, trouxe um novo padrão de qualidade na formação de roteiristas no Brasil. Nestes anos, passaram pela Roteiraria grandes nomes do audiovisual e mais de 800 alunos nas turmas de formação de Roteiristas.
Na Roteiraria, Eduardo Ribeiro liderou mais de dez grupos de desenvolvimento de projetos de séries e longas-metragens, com metodologia própria e processos criativos com padrão de excelência, além de fazer a conexão entre produtoras e os players do mercado, incluindo canais e plataformas.
Como roteirista seu premio mais importante foi o Leão de Prata em Cannes, 2019, com a série de ficção “Coma” para a Getty Images em parceria com a ALMAP-BBDO.
Sua atual parceria com a Arica Cinematográfica reúne dois elementos com os quais sempre sonhou: escrever projetos relevantes e desenvolver, com sua equipe, documentários e séries de ficção simultaneamente.